4ª Semana da Educação

Apresentação

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) promoverá entre os dias 14 a 16 de Março de 2023, sempre às 19h, a Semana Técnica da Educação. O objetivo é fomentar o debate acerca de temas relevantes ao universo da pessoa com deficiência e ao terceiro setor. O evento acontecerá ao vivo, de forma virtual. A participação no evento é gratuita, porém é necessário realizar a inscrição previamente no site do UNIAPAE-SP, braço educacional da FEAPAES-SP.

Público-alvo

Professores, diretores de escola, coordenadores pedagógicos, cuidadores de alunos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, gestores, docentes, estudantes e demais pessoas interessadas na temática da educação especial.

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 14/03

19:00

Palestrante: Dra. Sabrina Fernandes de Castro –  Graduação em Educação Especial – Habilitação Deficiência Mental; Mestrado em Educação pela UFSM; Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial); Estágio pós-doutoral pela UFSCar; Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, Centro de Educação, da UFSM; Coordenadora substituta do Curso de Educação Especial; Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica/UFSM; Líder do Grupo de estudos e pesquisa em “Educação Especial e deficiência Intelectual” (GEPEEDI); Uma das coordenadoras do projeto de adaptação e validação da Escala SIS-C no Brasil.

 

Mediação: Flávia Catanante – Coordenadora Estadual de Educação e Ação Pedagógica da FEAPAES/SP. 

  • Perspectivas sobre Deficiência Intelectual e suas principais contribuições para a abordagem integrativa.

DIA 15/03

19:00

Palestrante: Luiz Fernando Zuin – Graduação em Pedagogia; Especialista em Deficiência Intelectual e Autismo e em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento pela UFSCAR; Mestre em Educação Sexual (UNESP); Doutorando em Educação Especial (UFSCAR); Diretor Pedagógico na Escola de Educação Especial – APAE de Matão/SP.

Palestrante: Iracema Ferreira – Graduação em Matemática e Pedagogia pela (UNIMEP); Pós-graduação em Educação Especial e em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); Consultora de Emprego Apoiado. É Coordenadora Nacional e Assessora técnica de Inclusão no mundo do trabalho pela APAE Brasil.

Mediação: Denise Costa – Coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP.

Educação especial para o trabalho por meio da metodologia do emprego apoiado.

DIA 16/03

19:00

Palestrante: Simone Follador –  Licenciada em pedagogia; Diretora da APAE de Monte Alto, desde o ano de 1999, onde trabalha há 28 anos e, neste período, atuou também em sala de aula e na coordenação pedagógica. Realiza um trabalho voluntário desde o ano de 1998 na Coordenação Regional do Conselho Regional das APAEs do Rio Turvo; Atuou no período de 2002 a 2012 como Coordenadora Estadual Adjunta de Artes e, desde 2013, é Coordenadora Estadual de Artes da Federação das APAEs do Estado de São Paulo. Participa de forma
efetiva do Grupo de Trabalho da FEAPAES-SP nos estudos voltados para a área de Artes, envolvendo questões técnicas que venham a auxiliar as APAEs do Estado.

Palestrante: Roberto Soares – Graduação em Educação Física pela FESC; Pós-graduação em Educação Física Especial e Adaptada pela Universidade Claretianas de Batatais; Atou de Abril de 2001 a junho de 2016, como professor de Educação Física Especial e Adaptada na APAE Araraquara; Coordenador Educação Física, Desporto e Lazer da Federação das APAEs do Estado de São Paulo; Coordenador Nacional de Educação Física, Desporto e Lazer da Federação Nacional das APAEs. Atua como professor efetivo do Ensino Fundamental da Prefeitura do município de Araraquara SP.


Mediação: Denise Costa – Coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP.

  • A relevância dos materiais orientativos na área de educação física e artes.

Gratuito

08 horas - EAD

14 a 16 de março de 2023

Compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais