V CONGRESSO CIENTÍFICO ONLINE DA FEAPAES-SP

 APRESENTAÇÃO

A Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) realizará no período de 19 a 22 de agosto de 2024, o V Congresso Científico Online da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, tendo como tema “Autismo, Políticas Públicas e Inclusão”.

Este evento buscará fomentar estudos e discussões voltados à construção e divulgação de práticas e saberes em torno da questão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo, bem como as estratégias para a redução de barreiras colocadas historicamente a esse público.

Neste sentido, demonstra-se o interesse da Federação das APAEs do Estado de São Paulo em promover espaços que contemplem a capacitação, a construção do conhecimento, a disseminação de informações e o intercâmbio entre entidades, profissionais, poder público, estudantes, pesquisadores, pessoas com deficiência e suas famílias.Será um momento de partilha de conhecimentos e experiências, permitindo estabelecer parcerias e criar ligações visando enfrentar com otimismo e assertividade os desafios que a atualidade nos traz, buscando a melhoria contínua das ações voltadas para as pessoas com deficiência, que são a razão pela qual trabalhamos diuturnamente.

Ressalta-se que a Federação das Apaes do Estado de São Paulo congrega atualmente 308 APAES filiadas, entidades que prestam atendimento direto nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde a um público de 70 mil pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo, impactando um universo de 300 mil pessoas, considerando que os serviços são destinados às pessoas com deficiência e também às suas famílias. É uma organização social, que atua no assessoramento e na defesa e garantia de direitos, com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência.

 

OBJETIVO

Propiciar a construção de um espaço de intercâmbio de saberes e práticas sobre a questão da pessoa com autismo, considerando o desafio de uma inclusão pautada em direitos e buscando o fortalecimento da luta anticapacitista.

COMISSÃO ORGANIZADORA

  • Profa. Dra. Adriana Giaqueto Jacinto – UNESP – Franca
  • Profa. Dra. Anaísa Leal Barbosa Abrahão – UNESP/ Franca
  • Profa. Me. Cristiany de Castro – FEAPAES-SP / UNI-FACEF
  • Prof. Dra. Denise Gisele Silva Costa – UEMG / UNIAPAE-SP
  • Profa. Dr. Luiz Fernando Zuin – Coord. Educação FEAPAES-SP

COMITÊ CIENTÍFICO

  • Profa. Dra. Adriana Giaqueto Jacinto – UNESP – Franca
  • Profa. Dra. Anaísa Leal Barbosa Abrahão – UNESP/ Franca
  • Profa. Dra. Camila da Costa Ribeiro – USP
  • Profa. Me. Cristiany de Castro – FEAPAES-SP / UNI-FACEF
  • Profa. Dra. Denise Gisele Silva Costa – UEMG / UNIAPAE-SP
  • Prof. Dr. Luiz Fernando Zuin – APAE Matão/UFSCAR
  • Profa. Dra. Priscila Alvarenga Cardoso – UFU
  • Profa. Esp. Selma Alves – APAE Araçatuba

No botão acima é possível encontrar o edital completo para o evento.

PROGRAMAÇÃO

DIA 19/08 – 19:00

  • Autismo e a importância das políticas públicas para uma melhor qualidade de vida

    PALESTRANTE
    Ricardo Martone

DIA 20/08 – 19:00

  • Política de Assistência Social e o atendimento à pessoa com autismo e sua família

    PALESTRANTE
    Profa. Deusina Lopes

DIA 21/08 – 19:00

  • Autismo: diagnósticos, tratamentos e encaminhamentos

    PALESTRANTE
    Profa. Roberta Ecleide
Psicanalista; Psicóloga Clínica pela PUC de Minas Gerais; Mestre em Psicologia pela PUC de Campinas; Doutora em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo; Pós-Doutora em Filosofia da Educação pela USP.
 
Desde 2006, é membro fundador do Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) onde exerce a própria formação psicanalítica, coordena projetos e pesquisas (sobre toxicomania e o toxicômano, avaliação de crianças com atrasos de neurodesenvolvimento/ autismo, alterações sensoriais, síndromes, epilepsia, deficiência intelectual e as articulações entre a sociedade contemporânea, as formas de família e os sintomas de crianças e adolescentes) e organiza eventos e capacitações com ênfase na perspectiva transdisciplinar com base na Psicanálise.
 
Consultora e supervisora em escolas e serviços de Assistência Social e Saúde Mental, bem como serviços de estimulação, reabilitação e habilitação em APAEs. Tem experiência na área de Educação (infantil, fundamental, médio e superior), com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nas articulações (im)possíveis entre Psicanálise, Educação, Psicopatologia (autismo, dependência química e psicose), Distúrbios da Comunicação (gagueira) e Corporeidade.

DIA 22/08 – 19:00

  • .

    PALESTRANTE
    .

TRABALHOS CIENTÍFICOS

EIXOS TEMÁTICOS

  • A Política de Assistência Social e o atendimento a pessoa com autismo e sua família;
  • O autismo e os desafios na área da saúde;
  • A pessoa com autismo e o direito a educação especializada;
  • A gestão e as ações que impactam na qualidade de vida de pessoas com autismo.

CRONOGRAMA

*As inscrições irão ocorrer do dia 17 de junho até o dia 16 de Agosto de 2024.

Para realizar a submissão do trabalho, é necessário realizar previamente sua inscrição.

*É importante ressaltar que para pagamentos via boleto bancário, a compensação do boleto pode levar até 3 dias úteis, sendo assim, é preciso levar este prazo em consideração para poder realizar o envio do trabalho.

Compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais