A Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) realizará no período de 11 a 14 de Setembro de 2023, o IV Congresso Científico Online da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, tendo como tema “LUTA ANTICAPACITISTA: Protagonismo da pessoa com deficiência e suas famílias como estratégia de redução de barreiras”.
Este evento buscará fomentar estudos e discussões voltados à construção e divulgação de práticas e saberes em torno da questão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo. Neste sentido, demonstra-se o interesse da Federação das APAEs do Estado de São Paulo em promover espaços que contemplem a capacitação, a construção do conhecimento, a disseminação de informações e o intercâmbio entre entidades, profissionais, poder público, estudantes, pesquisadores, pessoas com deficiência e suas famílias.
Será um momento de partilha de conhecimentos e experiências, permitindo estabelecer parcerias e criar ligações visando enfrentar com otimismo e assertividade os desafios que a atualidade nos traz, buscando a melhoria contínua das ações voltadas para as pessoas com deficiência, que são a razão pela qual trabalhamos diuturnamente.
Ressalta-se que a Federação das Apaes do Estado de São Paulo congrega atualmente 308 APAES filiadas, entidades que prestam atendimento direto nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde a um público de 70 mil pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo, impactando um universo de 300 mil pessoas, considerando que os serviços são destinados às pessoas com deficiência e também às suas famílias. É uma organização social, que atua no assessoramento e na defesa e garantia de direitos, com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência.
OBJETIVOS
Propiciar a construção de um espaço de intercâmbio de saberes e práticas sobre a questão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo, considerando o desafio constante da efetivação da sua inclusão, pautada nos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.
Possibilitar vivências e trocas de informações que contribuam para a melhoria contínua dos serviços prestados pelas APAEs paulistas e outras do movimento.
Propiciar um ambiente profícuo ao desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a questão da pessoa com deficiência em especial intelectual e/ou múltipla e autismo
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Dra. Adriana Giaqueto Jacinto – UNESP- Franca
Esp. Cristiany de Castro – FEAPAES-SP/Uni-FACEF
Prof. Dra. Denise Gisele Silva Costa UEMG; UNIAPAE/SP
No botão acima é possível encontrar o edital completo para o evento.
PROGRAMAÇÃO
DIA 11/09 – 19:00
Luta anticapacitista: desafios no Brasil contemporâneo
PALESTRANTE
Mestranda Daiane Mantoanelli – Graduada em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau; Especialista em Gestão Social: Abordagem Técnico Operativa para o Trabalho Social e Educação Inclusiva; Mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFSC – PPGSS/UFSC. Atualmente é Coordenadora-Geral de Pesquisas, Dados e Informações Diretoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Atuando principalmente nos seguintes temas: Deficiência; Trabalho e Capacitismo.
DIA 12/09 – 19:00
Pedagogia Descapacitista
PALESTRANTE
Profa. Dra. Aline de Alvernaz – Professora Adjunta da UFRRJ; Mestrado e Doutorado em Educação pela UFRRJ; Especialista em Educação Especial e Inclusiva / Psicomotricidade; Atua na Educação Especial na perspectiva da Inclusão há 17 anos, Professora da rede pública de ensino por 21 anos e professora de Educação Física.
DIA 13/09 – 19:00
Trabalho Social com famílias: o empoderamento como estratégia anticapacitista
PALESTRANTE
Prof. Dr. Wederson Rufino dos Santos – Assistente Social graduado pela Universidade de Brasília (UnB), em 2007. Mestre em Política Social pela UnB, em 2009. Doutor em Sociologia também pela UnB, em 2014. Foi assistente social da Secretaria de Saúde do GDF de dezembro de 2008 a abril de 2010. Assistente social do quadro efetivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde dezembro de 2012. Foi Coordenador-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência/Ministério dos Direitos Humanos entre junho de 2015 a setembro de 2017. Foi Chefe da Divisão do Serviço Social do INSS (setembro de 2013 a junho de 2015). Foi pesquisador da Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero entre 2006 e 2012. Foi professor substituto da Universidade de Brasília para o curso de Serviço Social. Atualmente é professor do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA) de Unaí-MG. É também coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACISA. Atua principalmente nas áreas de gestão pública, pesquisa científica e análise de políticas sociais sobre Deficiência, Assistência Social, Previdência, Saúde Pública, Ética em Pesquisa, Bioética, Direitos Humanos e Saúde Mental. Consultor e/parecerista das Revistas Ciência e Saúde Coletiva/Abrasco, Revista Ser Social/UnB, Revista do Serviço Público/ENAP. É consultor do Banco Mundial para temas de deficiência.
DIA 14/09 – 19:00
A importância da luta anticapacitista na saúde
PALESTRANTE
Profa. Dra. Laís Silveira Costa – Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz); Doutora em Saúde Pública pela ENSP e mestre em Development Studies pela London School of Economics and Political Science; Coordena projetos de pesquisa sobre a saúde da pessoa com deficiência na Fiocruz, e co-coordena a Especialização em Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência da ENSP; Mãe de duas filhas, uma delas com deficiência intelectual. É ativista da causa há quase uma década; É co-fundadora do AcolheDown e do Acolhe-PcD, além de conselheira do Movimento Down.
Para realizar a submissão do trabalho, é necessário realizar previamente sua inscrição.
*É importante ressaltar que para pagamentos via boleto bancário, a compensação do boleto pode levar até 3 dias úteis, sendo assim, é preciso levar este prazo em consideração para poder realizar o envio do trabalho.