3ª Semana da Educação

Apresentação

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) promoverá entre os dias 15 a 17 de Março de 2022, sempre às 19h, a Semana Técnica da Educação. O objetivo é fomentar o debate acerca de temas relevantes ao universo da pessoa com deficiência e ao terceiro setor. O evento acontecerá ao vivo, de forma virtual. A participação no evento é gratuita, porém é necessário realizar a inscrição previamente no site do UNIAPAE-SP, braço educacional da FEAPAES-SP.

Público-alvo

Professores, diretores de escola, coordenadores pedagógicos, cuidadores de alunos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, gestores, docentes, estudantes e demais pessoas interessadas na temática da educação especial.

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 15/03

19:00

PALESTRANTE:  Márcia Herrera – Coordenadora da Equipe de Educação Especial – Diretoria de Ensino Norte 2; Neuropsicopedagoga – Bióloga – Pedagoga; Orientadora educacional e Especialista em inclusão escolar em DF-DV- DI- DA- TEA e altas habilidades.

 

 

Mediação: Flávia Catanante – Coordenadora Estadual de Educação e Ação Pedagógica da FEAPAES/SP.

  • O que a Seduc/SP espera das Escolas de Educação Especial em relação à aplicabilidade do Currículo Paulista.

DIA 16/03

19:00

PALESTRANTE: Maryse Helena Felippe de Oliveira Suplino – Psicóloga, Doutora em Educação pela Universidade do Estado do RJ.

Fundadora e diretora do Instituto de Promoção da Inclusão Ann Sullivan. Tem mais de trinta anos de investigação e experiência na área do autismo e deficiência intelectual, com consultorias, capacitações e apresentações em diferentes partes do Brasil e no exterior.Autora de vários artigos e textos sobre autismo, dentre os quais destacam-se os livros: Currículo Funcional Natural: Guia prático para a educação na área de autismo e deficiência mental. 3a. ed. Brasília: CORDE-2009.; vivências Inclusivas de alunos com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009 e Guto, um menino com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009 e Ensinando pessoas com autismo e deficiência intelectual, de 2011.

 

 

 

Mediação: Flávia Catanante – Coordenadora Estadual de Educação e Ação Pedagógica da FEAPAES/SP.

 

  • Currículo Funcional na educação especial: desafios e possibilidades.

É importante ressaltar que esta transmissão ficará disponível apenas para os inscritos durante o período de 2 semanas a realização do evento.

DIA 17/06

19:00

PALESTRANTE: Angélica Valéria dos Santos Correard – Coordenadora Pedagógica da APAE de Guaratinguetá; Atua há 28 anos na APAE, sendo 11 anos na Coordenação Pedagógica; Pedagoga, formada pela Organização Guará de Ensino, Pós Graduada em Educação Especial pelo Centro Universitário Claretiano, Especialista em Necessidades Educacionais Especiais deNatureza Intelectual – Abordagens e Instrumentalização pela Faculdade de Itapecerica da Serra. Capacitação nos anos de 2014 e 2015 com Maryse Suplino sobre Currículo Funcional Natural, com visitas mensais para estudo de casos e orientações. Aperfeiçoamento de 360 horas em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas pela INFOCO.

 

PALESTRANTE: Eliane Helena da Silva – Coordenadora Pedagógica da APAE de Guaratinguetá; Atua há 24 anos na APAE, sendo 07 anos na Coordenação Pedagógica; Pedagoga, formada pela Organização Guará de Ensino, Pós Graduada em Educação Especial – Gestão Pedagógica e Políticas para uma Educação Inclusiva com ênfase na Deficiência Intelectual pela Faculdade Bagozzi. Capacitação nos anos de 2014 e 2015 com Maryse Suplino sobre Currículo Funcional Natural, com visitas mensais para estudo de casos e orientações. Aperfeiçoamento de 360 horas em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas pela INFOCO.

 

Mediação: Flávia Catanante – Coordenadora Estadual de Educação e Ação Pedagógica da FEAPAES/SP.

 

  • Experiências práticas de adaptação do currículo paulista para o currículo funcional.

 

Gratuito

08 horas - EAD

15 a 17 de março de 2020

Compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais