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Área do Aluno
Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 • Franca/SP

Objetivos do curso

Contribuir na construção do conhecimento de profissionais em busca de compreender a metodologia do Emprego Apoiado, para aprofundar como é a construção dos processos para sua implantação, como realizar o encaminhamento de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, identificar suas potencialidades, realizar sua preparação, a inserção e o acompanhamento da pessoa até a sua autonomia.

Público-alvo

  • Profissionais (assistentes sociais, psicólogos, recursos humanos, pedagogos, educadores sociais, entre outros profissionais na área), ligados ou não a entidades e organizações do Terceiro Setor que atuam nessa área ou pretendem atuar e estudantes da área de humanas.
  • Profissionais que atuam em empresas na área de RH.
  • Profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de promoção da saúde, do trabalho e da cidadania da pessoa com deficiência.

Forma de oferecimento

A distância (modalidade EaD)

Disciplinas

Clique sobre o nome da disciplina para visualizar os detalhes.

Introdução à metodologia do Emprego Apoiado

Ementa

Introdução sobre o que é a metodologia do Emprego Apoiado, seus conceitos, princípios e valores. Entender o conceito de trabalho e sua importância para o homem, especialmente para pessoa com deficiência. Entender as formas de contratação e remuneração. Conhecer as perspectivas do Emprego Apoiado no Brasil.

Metodologia

A didática das aulas contempla fundamentação teórica, exemplos, imagens e recursos que capacitem o profissional a trabalhar com a metodologia do emprego apoiado. As atividades sugeridas envolvem análise de textos, livros, artigos e simulação de prática da metodologia supracitada.

Bibliografia Básica

  • MATOS, N. R. V. de. Emprego apoiado: uma análise psicossocial da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 113 p., 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/17013/1/Naiara%20Roberta%20Vicente%20de%20Matos.pdf Acesso em 16 set 2019.

  • INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL – ITS BRASIL. Emprego Apoiado e Qualidade de Vida: Como se faz. São Paulo: ITS Brasil, 2017. 165p. ISBN: 978-85-6453-721-7. Disponível em: http://itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/01/Livro-Emprego-Apoiado-e-Qualidade-de-Vida.pdf Acesso em 10 set 2019.

  • OLIVEIRA, M. H. A. de (org.). Documento norteador trabalho, emprego e renda: Ações profissionalizantes da Rede Apae para pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Brasília: APAE Brasil, 2017.

Docente da disciplina

Profa. Me. Mariana R. A. Ladeira

Docente no Senac em Ribeirão Preto/SP. Neuropsicopedagoga. Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Mestra em Serviço Social pela mesma instituição, teve sua pesquisa financiada pela CAPES. Em sua graduação em Serviço Social pela UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, participou do PET – Programa de Educação Tutorial, foi monitora da disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos, Ético-Políticos e Técnico-Operativos do Serviço Social, além de integrar outras atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2014, foi coordenadora de projeto social pelo Programa Mais Cultura nas Escolas – Mais Educação, em uma Escola Municipal de Uberaba. Possui experiência no desenvolvimento de projetos com ênfase em cotas universitárias, direitos sociais, educação, ensino superior, cidadania e assistência estudantil. ORCID: ttps://orcid.org/0000-0002-3706-7415

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7535352160852655

Temas das aulas

  1. Fundamentos históricos e sociais das relações de trabalho e emprego no Brasil
  2. O paradigma da inclusão: limites e possibilidades da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
  3. Metodologia do Emprego Apoiado: conceito, princípios e valores.
  4. Emprego Apoiado: inserção, contratação e remuneração
  5. Iniciativas e Perspectivas do Emprego Apoiado no Brasil.

Pessoas com Deficiências: nomenclaturas, perfil vocacional e profissional e empregabilidade.

Ementa

Entendimento sobre a NOVA CONCEITUAÇÃO da pessoa com deficiência (intelectual, auditiva, motora e múltipla). Atualização também quanto as mudanças de nomenclaturas para deficiência humana. Compreender sobre o perfil vocacional e profissional de cada pessoa com deficiência (análise de função e compatibilidade do perfil da pessoa com a vaga). A busca da oportunidade de emprego para pessoa com deficiência – capacitação com efetiva condição de entrar no mercado de trabalho.

Metodologia

As aula serão desenvolvidas com vistas à integração teoria e prática, portanto recursos áudio visuais como: figuras, vídeos, dados estatísticos e histórias reais) serão utilizados para proporcionar ao estudante a compreensão dos conceitos e a construção de uma análise crítica a partir da apresentação de imagens e exemplos reais que nos fazem refletir, compreender a realidade apresentada, com vistas à promoção de uma atuação profissional que promova mudança no ambiente onde irá atuar.

Bibliografia Básica

  • BAHIA, Melissa Santos; SCHOMMER, Paula Chies. Inserção profissional de pessoas com deficiência nas empresas: responsabilidades, práticas e caminhos. Organ. Soc., Salvador, v. 17, n. 54, p. 439-461, Sept. 2010. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1984-92302010000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 18 Aug. 2019. http:// dx.doi.org/10.1590/S1984-92302010000300003.

  • ELTRAO, Danielle Cristine; BRUNSTEIN, Janette. Reconhecimento e construção da competência da pessoa com deficiência na organização em debate. Rev. Adm. (São Paulo), São Paulo, v. 47, n. 1, p. 07-21, mar. 2012. Disponível em <http://www.scielo. br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S0080-21072012000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 ago. 2019. http ://dx.doi.org /10.5700/rausp1022.

  • GARCIA, Vinicius Gaspar. Panorama da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Brasil. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 165-187, Apr.  2014. Available from http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_Arttext&pid=S1981-774620140001000 10&lng=en&nrm=iso>. Access on 16 Aug. 2019.http://dx.doi.org/10.1590/S1981-774620140001 00010.

  • IVATIUK, Ana Lúcia; YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Orientação profissional de pessoas com deficiências: Revisão de literatura (2000-2009). Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 95-106, jun. 2010. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902010000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 ago. 2019.

     

    Docente da disciplina

     

Profa. Me. Karine Ribeiro de Assunção

Graduada em Psicologia e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Com especialização em Educação à Distância pelo Estácio (UNISEB). Tem experiência como docente na Educação à distância e presencial há 10 anos. Atualmente é docente nas disciplinas de Psicologia e Comportamento Organizacional no curso de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal. Também atua há 10 anos no SENAC na área de desenvolvimento social, nos programas de Aprendizagem, acompanhando o trabalho pedagógico e profissional dos jovens aprendizes e no Programa de Educação para o Trabalho de Pessoas com Deficiência (PET TRAMPOLIM). Multiplicadora do Workshop de Inclusão e mediadora da Cultura de Paz no SENAC. Tem experiência nos subsistemas de Recursos Humanos e experiência na inclusão de pessoas com deficiência, trabalhadores afastados e reabilitados no mercado de trabalho, em empresas nacionais e multinacionais. Desenvolve e ministra palestras na área Educação e RH.

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6192295832476372

Temas das aulas

  1. Pessoas com deficiência: evolução dos conceitos e nomenclaturas
  2. Contexto Biológico e social da deficiência no Brasil.
  3. Cenário da inclusão no mundo do trabalho das pessoas com deficiência no Brasil.
  4. Perfil vocacional e profissional da pessoa com deficiência.
  5. Empregabilidade das pessoas com deficiência.

Postos de trabalho acessíveis, suporte e apoio

Ementa*

Nesta disciplina serão apresentados indicadores sociais de projetos que podem auxiliar na forma de gerenciamento, assim como as principais metodologias e práticas que ajudam a potencializar as chances e os resultados de um projeto bem-sucedido. Os indicadores funcionam como fotografias de projetos e ajudam os seus usuários a entender como ele está em determinado momento, assim como reconhecer suas tendências futuras.

Metodologia

Visando a integração teoria e prática, as atividades desenvolvidas oportunizarão estudos, análise de textos, de livros e de vídeos, a fim de disseminar e implementar  temas que envolvem a Metodologia do Emprego Apoiado nas empresas, e ressaltar a importância dos diversos apoios para que a pessoa com deficiência tenha sucesso no trabalho.

Bibliografia Básica

  • CARMO, J. C. (Org.). Construindo a inclusão da pessoa com deficiência no trabalho: a experiência da indústria da construção pesada no Estado de São Paulo. São Paulo: Áurea, 2011.
  • DELGADO GARCIA, J. C. Programa de Promoção de Trabalho e Emprego para Pessoas com Deficiência. Propostas de Elaboração. São Paulo: ITS BRASIL, Mimeo. 2007.
  • SOUSA, Augusto et Al. Manual de formação de técnicos em emprego apoiado. Lisboa: APEA, 2005.

Docente da disciplina

Profa. Espec. Silvia dos Santos

Possui graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – Universidade do Sagrado Coração. Especialização em Gestão de Instituição de Ensino – Faculdade Internacional de Curitiba. Especialização em Gestão/Coordenação/Supervisão Escolar – Faculdade Signorelli. Especialização em Educação Especial – Instituto Prominas. Docente em Educação Especial – Secretaria Municipal de Educação de Bauru, atuação de 22 anos na orientação e avaliação de pessoas com deficiência encaminhadas ao mercado de trabalho, utilizando a Metodologia de Emprego Apoiado Individual e em Grupo. Desde 2017, também em atendimento de crianças com deficiência intelectual, múltipla e TEA (Transtorno do Espectro Autista) em Escolas da Rede Municipal de Bauru. De 2012 a 2013: Coordenadora Estadual na FEAPAES/SP (Federação Estadual das APAES) na Área da Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Ainda na Federação, participação de 2008 a 2014 do Colegiado de Educação, nos Estudos e elaboração de documentos em Parceria com a Secretaria de Estado da Educação para o atendimento de alunos com deficiência intelectual matriculados na Rede Regular e nas Escolas de Educação Especial das APAES. A partir de 2017, participação no Grupo de Trabalho da FEAPAES na Área de Educação e Inclusão Profissional. Desde 2015, membro e vice presidente da ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado). Participação na 13ª Conferência Europeia de Emprego Apoiado (2019), juntamente com Michael Kamp(Secretário Geral da WASE-Holanda), com apresentação do Trabalho da ABEA no Brasil, e articulação com outros Países para Projetos e organização da 1ª Conferência Ibero-Americana de Emprego Apoiado, a ser realizada de 15 a 17 de abril de 2020(Universidade do ABC/SP). Experiência na Área de Educação, Inclusão Educacional e Profissional de pessoas com deficiência, Coordenação de Projetos, Administração de Sistemas Educacionais, com atuação nos seguintes temas: inclusão, capacitação profissional, encaminhamento e acompanhamento para o trabalho, emprego apoiado, educação para o trabalho, pessoa com deficiência, parcerias educacionais e apoio pedagógico e profissional. Ministra cursos e palestras, presenciais e à distância, na formação de professores em capacitação e inclusão profissional. Consultora de Emprego Apoiado, orientações às pessoas com deficiência e seus familiares, assessorias presenciais e à distância às empresas quanto às contratações de pessoas com deficiências e cumprimento de Cota exigida pela Legislação vigente.

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7023854134154739

Temas das aulas

  1. Atuais campos de trabalho.
  2. Acessibilidade no local de trabalho.
  3. Gestão e inclusão profissional.
  4. Acompanhamento pós colocação.
  5. Importância da família.

Cases de sucesso: inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Ementa

A disciplina apresentará cases de sucesso sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal, da perspectiva da pessoa e da empresa, utilizando a metodologia do Emprego Apoiado.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas com vistas à integração teoria e prática através de vídeo/aulas, slides de cada tema e interação com o professor/tutor via plataforma.

Bibliografia Básica*

Docente da disciplina

Profa. Espec. Iracema Aparecida dos Santos Ferreira

Graduada em Matemática e Pedagogia pela (UNIMEP) Universidade Metodista de Piracicaba, Pós graduada em Educação Especial e em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e consultora de Emprego Apoiado . Atua na APAE de Americana há 25 anos: foi docente no Ensino fundamento na Rede Regular de Ensino do Estado de São Paulo, também atuou como docente na área da Matemática no Ensino Fundamental e Médio na Rede Regular de Ensino do Estado de São Paulo, Docente especializada na Educação Especial da APAE de Americana, Pedagoga Especializada em sala de apoio pedagógico na área da deficiência Auditiva também na APAE de Americana , Coordenadora do Programa Mercado de Trabalho/Emprego Apoiado, e atualmente é Diretora do Centro de Formação Profissional e Coordenadora Nacional pela FENAPAES de Educação Profissional, Trabalho e Emprego. Também é membro da CPA- Comissão permanente de Acessibilidade de Americana.

Temas das aulas

  1. Contextualização e estruturação na contratação da pessoa com deficiência.

  2. Benefícios que a inclusão no mercado de trabalho formal agrega à empresa: valores humanos, social e produtivo.

  3. Benefícios que a inclusão no mercado de trabalho formal agrega à vida da pessoa com deficiência.

  4. Benefícios que a inclusão no mercado de trabalho formal agrega à família da pessoa com deficiência.

  5. Casos onde a inclusão e retenção ocorreram com sucesso.

Indicadores referentes à Inclusão da Pessoa com deficiência no mundo organizacional

Ementa

A disciplina apresentará indicadores referentes às vagas de emprego, números de Pessoas com deficiência no Brasil, índice de pessoas empregadas, deficiências e vagas preenchidas, entre outros indicadores pertinentes.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas com vistas à integração teoria e prática através de vídeo/aulas, slides de cada tema e interação com o professor/tutor via plataforma.

Bibliografia Básica*

Docente da disciplina

Prof. Mariéllen Barreto Villas Boas

Psicóloga na APAE de Americana, atua em programas de atendimento psicoterapêutico a mães de crianças/jovens com TEA, oficina terapêutica (para pessoas com deficiência acima de 30 anos) com o objetivo de desenvolver habilidades e autonomia, e na inclusão de Pessoas com deficiência acima de 16 anos no mercado de trabalho. Membro da CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade) de Americana.
Consultora de Emprego Apoiado pelo ITS- Brasil desde 2014, professora/tutora de Ensino à Distância pela Universidade Nacional das APAEs e Orientadora Profissional; Psicóloga da Equipe do Programa Mercado de Trabalho/Emprego Apoiado da APAE de Americana desde 2011, realizando avaliação/diagnóstico, acompanhamento através de grupo de preparação/orientação para o trabalho, avaliação do perfil da vaga, palestra/Workshop de conscientização/sensibilização sobre Deficiência e Inclusão organizacional, Lei de Cotas, realiza consultoria para as pessoas com deficiência, família e empresas parceiras e também atua como psicóloga especialista na Florescer Consultórios Integrados.

Temas das aulas

  1. As possibilidades de vagas disponíveis atualmente no mercado de trabalho.
  2. Indicadores da deficiência no Brasil.
  3. Tipos de deficiências x perfil ocupacional.
  4. Métodos para a retenção de pessoas com deficiência no mundo organizacional.
  5. A importância do acompanhamento da Equipe Multidisciplinar.

Investimento

(A definir) (pagamento via PagSeguro)

Carga horária

100 horas (20 horas por disciplina)

Início da primeira turma

(A definir)

Duração do curso

4 meses