Em caso de dúvidas, clique na IMAGEM acima e fale conosco através de nosso whatsapp.

Realizou submissão de trabalho? Confira aqui a lista dos aprovados de acordo com seus eixos temáticos:

 APRESENTAÇÃO

A Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) realizará no período de 13 a 16 de Setembro de 2021, o II Congresso Científico Online da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, tendo como tema Políticas Públicas e a pessoa com deficiência no Brasil.

Este evento buscará fomentar estudos e discussões voltados à construção e divulgação de práticas e saberes em torno da questão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. Neste sentido, demonstra-se o interesse da Federação das APAEs do Estado de São Paulo em promover espaços que contemplem a capacitação, a construção do conhecimento, a disseminação de informações e o intercâmbio entre entidades, profissionais, poder público, estudantes e pesquisadores.

Será um momento de partilha de conhecimentos e experiências, permitindo estabelecer parcerias e criar ligações visando enfrentar com otimismo e assertividade os desafios que a atualidade nos traz, buscando a melhoria contínua das ações voltadas para as pessoas com deficiência, que são a razão pela qual trabalhamos diuturnamente.

Ressalta-se que a Federação Estadual das Apaes do Estado de São Paulo congrega atualmente 305 APAES filiadas, entidades que prestam atendimento direto nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde a um público de 70 mil pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla impactando um universo de 200 mil pessoas, considerando que os serviços são destinados às pessoas com deficiência e também às suas famílias. É uma associação civil, beneficente de assistência social, que atua no assessoramento e na  defesa e garantia de direitos, com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência.

 

OBJETIVOS

  • Propiciar a construção de um espaço de intercâmbio de saberes e práticas sobre a questão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, considerando o desafio constante da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

  • Possibilitar vivências e trocas de informações que contribuam para a melhoria contínua dos serviços prestados pelas APAEs paulistas.
  • Propiciar um ambiente profícuo ao desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a questão da pessoa com deficiência em especial intelectual e/ou múltipla.

COMISSÃO ORGANIZADORA

  • Prof. Dra. Adriana Giaqueto Jacinto – UNESP- Franca
  • Esp. Cristiany de Castro – FEAPAES-SP/Uni-FACEF
  • Prof. Dra. Denise Gisele Silva Costa UEMG; UNIAPAE/SP
  • Profa. Esp. Flávia Catanante – Coord. Educação FEAPAES/SP

COMITÊ CIENTÍFICO

  • Profa. Dra. Adriana Giaqueto Jacinto – UNESP
  • Profa. Ft.Beatriz Helena Brugnaro – UFSCAR
  • Prof. Me. Cláudio Neves Lopes-  FASUPI/UNIVR; UNR-Arg.
  • Esp. Cristiany de Castro – FEAPAES-SP/ Uni-FACEF
  • Profa. Dra. Denise Gisele Silva Costa- UEMG; UNIAPAE/SP
  • Profa. Dra. Elci Antônia de Macedo Ribeiro Patti – Unifran
  • Profa. Esp. Flávia Catanante – Coord. Educação FEAPAES/SP
  • Profa. Dra. Joice Souza Costa – HC Ribeirão 
  • Profa. Ma. Leticia Ambrosio – UFSCAR
  • Prof. Me. Luis Fernando Zuin – APAE Matão; UFSCAR
  • Profa. Esp. Priscila Foger APAE-Bauru
  • Profa. Dra. Priscila Alvarenga Cardoso – UFU
  • Profa. Ma. Vanessa Oliveira – APAE Cordeirópolis
 
 

No botão acima é possível encontrar o edital completo para o evento.

PROGRAMAÇÃO

DIA 13/09 – 19:00

  • O papel das políticas públicas para a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência.

PALESTRANTE

Senador Flávio Arns

Flávio Arns é professor licenciado da UFPR. Formado em Direito UFPR e em Letras PUCPR, possui Ph.D. em Linguística pela Northwestern University EUA. Com sua tia, Zilda Arns, participou da fundação da Pastoral da Criança, em 1983. Pai de um filho com deficiência, sempre atuou na área, defendendo a cidadania plena dessas pessoas. Foi presidente das APAEs no Paraná e no Brasil. Iniciou sua caminhada política em 1991, quando assumiu o primeiro de três mandatos como deputado federal. Em 2002, elegeu-se senador. De 2011 a 2014, foi vice-governador do Paraná e secretário de Educação. De 2015 a 2017, foi secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná. Em 2019, começou um novo mandato como senador.

DIA 14/09 – 19:00

  • Crianças com deficiência e a pandemia de COVID-19.

PALESTRANTE

Profa. Dra. Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha

Docente associada do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Mestre e doutora pela UFSCar e Pós-doutorado na Virginia Commonwealth University- VCU - USA. Atua na área de Fisioterapia Neurofuncional na infância e adolescência, com ênfase na avaliação de funcionalidade e incapacidade e intervenção seguindo o modelo biopsicossocial, em populações consideradas de risco para atraso no desenvolvimento e com deficiências.

DIA 15/09 – 19:00

  • Políticas Sociais e a pessoa com deficiência.

PALESTRANTE

Prof. Lívia Barbosa

Lívia Barbosa é graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília - UnB 2006, mestre e doutora em Política Social pela UnB, com estágio doutoral no El Colegio Mexiquense Toluca, México. É professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília UnB, pesquisadora da Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero e líder do grupo de pesquisa Deficiência, Direitos e Políticas, do Departamento de Serviço Social da UnB. Participou da pesquisa de Validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado a Aposentadoria IFBr-A, com financiamento do antigo Ministério da Previdência 2014 -2016 e foi vice-coordenadora da pesquisa de Validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado IFBr-M, financiada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência 2017-2019. Atua no campo de avaliação e proteção social às pessoas com deficiência, Ética em Pesquisa, Bioética, Gênero, Direitos Humanos, Política Social e Filosofia Política Contemporânea.

DIA 16/09 – 19:00

  • Organização do atendimento educacional especializado.

PALESTRANTE

Márcia Marin

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e da Especialização em Educação Especial e Inclusiva, na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques FTESM/RJ. Professora aposentada Titular do Colégio Pedro II, instituição de ensino público federal. Doutora e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial UERJ. Pesquisadora do grupo Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ e do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional ObEE da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ. Experiência em educação especial, inclusão escolar e Atendimento Educacional Especializado. Áreas de interesse: formação docente; processos de escolarização de pessoas com Deficiência Intelectual; diferenciação do ensino; ensino colaborativo.

TRABALHOS CIENTÍFICOS

EIXOS TEMÁTICOS

  • A Política de Assistência Social e seus serviços para a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência e de suas famílias;
  • A Política Pública de Saúde e os serviços de habilitação e reabilitação para pessoa com deficiência;
  • Políticas Públicas Educacionais e os direitos das Pessoas com Deficiência e Transtornos do Espectro Autista.
  • Os desafios da Gestão das Organizações da Sociedade Civil em tempos de pandemia;
  • Os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e o papel das políticas públicas de inclusão.

CRONOGRAMA

*As inscrições irão ocorrer do dia 10 de Junho até o dia 16 de Setembro de 2021.

Para realizar a submissão do trabalho, é necessário realizar previamente sua inscrição.

*É importante ressaltar que para pagamentos via boleto bancário, a compensação do boleto pode levar até 3 dias úteis, sendo assim, é preciso levar este prazo em consideração para poder realizar o envio do trabalho.

Compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais