Objetivos do curso

Contribuir na construção do conhecimento de profissionais e dirigentes que atuam em entidades e organizações sociais do Terceiro Setor, bem como profissionais liberais, quanto a elaboração e gestão de projetos sociais, bem como aspectos legais e de gestão inerentes ao projeto.

Público-alvo

Dirigentes e profissionais ( assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, estudantes da área de humanas, entre outros), ligados ou não a entidades e organizações do Terceiro Setor.

Forma de oferecimento

A distância (modalidade EaD)

Disciplinas

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Conceituação sobre instituição no terceiro setor e documentação necessária para sua regulamentação

Ementa

A disciplina visa o estudo da trajetória histórica do terceiro setor no Brasil, resgatando a importância dos movimentos sociais na construção de políticas e direitos sociais, busca também o aprofundamento da compreensão contemporânea sobre os movimentos sociais como espaços de tensionamento político pelos direitos humanos de categorias historicamente excluídas. Para tanto visa o estudo das legislações e normativas que caracterizam o terceiro setor, considerando que os aspectos jurídicos sustentam a materialidade existencial das organizações da sociedade civil.

Metodologia

Aulas online, sugestão de leituras de livros, artigos e textos, apresentação de vídeos abordando o tema da disciplina e temas transversais que perpassam pela temática, aplicação de atividade avaliativa com o objetivo de mensurar o processo de aprendizado.

Bibliografia Básica

Docente da disciplina

Profa. Me. Viviane Cristina S. Vaz

Possui graduação em Serviço Social pela UNESP / Franca (1996), especialização na área de Políticas Públicas e Movimentos Sociais pela UNESP/Franca (1998) monografia sob a orientação da Profª. Drª. Neide Ap. Souza Lehfeld. Especialização em Violência Doméstica pela USP (2006) sob orientação das Profª. Drª. Maria Amélia Azevedo e Profª. Drª. Viviane Guerra. Mestrado concluído em 2010 sob orientação da Profª Drª Ana Cristina Nassif- UNESP/Franca. Foi membro do grupo de pesquisa da UNESP / Franca: GEPECA ( grupo de estudo e pesquisa da criança e do adolescente ) de 2006 à 2007. Membro do Comitê de Mortalidade Materno Infantil representando o segmento pessoa com deficiência e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca de 2005 à 2008. Membro do Conselho de Saúde de Franca pelo segmento entidade de atendimento a pessoa com deficiência de 2002 à 2006 e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca de 2006 à julho de 2008. Experiência de trabalho profissional na Associação dos Deficientes Físicos de Franca e Região por 03 anos e na APAE / Franca por 14 anos. Com experiência na área de políticas públicas para a pessoa com deficiência, defesa de direitos e trabalho com famílias. Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Franca de 2015 até 2018. Funcionária pública do Estado de São Paulo de julho de 2008 à agosto de 2011, na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social com o cargo de especialista em desenvolvimento social da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Botucatu. Professora universitária de fevereiro à agosto de 2009 do curso de Serviço Social da UNIFAC/Botucatu. Professora universitária do curso de Serviço Social da Estácio-Ribeirão Preto de 2013 até a presente data, professora do curso de Serviço Social da Universidade de Franca desde 2015. Atualmente é Coordenadora de Projetos Sociais da APAE / Franca. Doutoranda do programa de pós-graduação em Serviço Social da UNESP-Franca sob orientação da profª drª Nayara Hakime Dutra Oliveira, membro do grupo de pesquisa Demus- UNESP – estudos em direito e mudança social, sob a liderança do Proº. Drº Agnaldo de Souza Barbosa e do grupo de pesquisa Populações Vulneráveis e Promoção de Saúde-UNIFRAN sob a liderança da Profª Drª Regina Beretta.

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Temas das aulas

  1. Trajetória histórica do terceiro setor no Brasil
  2. Movimentos sociais e a construção dos direitos sociais no Brasil
  3. Gestão e caracterização do terceiro setor
  4. Desafios para o equilíbrio entre sustentabilidade social e sustentabilidade financeira
  5. Legislações referente ao terceiro setor e aplicabilidade do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil
Construção de projetos sociais

Ementa

A disciplina tem como objetivo capacitar o aluno para elaboração e gestão de projetos sociais. Para isso serão oferecidos alguns conceitos básicos, como a própria definição do que é um projeto. Outros temas trabalhados serão voltados à construção do conhecimento quanto as características essenciais de um projeto desde a sua introdução até monitoramento e avaliação; captação de recursos, financiamento e prestação de contas.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas com vistas à construção do conhecimento sobre projeto social, para que o aluno consiga compreender o conteúdo de maneira objetiva e clara. Para isso, serão oferecidas aulas teóricas, sugestões de leituras para complementar e aprofundar os conteúdos passados nas aulas e também um processo avaliativo para que o aluno tenha dimensão do conhecimento que adquiriu durante a elaboração da disciplina.

Bibliografia Básica

  • BUNGE. Cadernos Bunge de Cidadania. Elaboração de Projetos Sociais. Comunidade Educativa. Fundação Bunge. s/d.
  • KISIL, Rosana. Elaboração de projetos e propostas para organizações da sociedade civil. São Paulo: Global editora, 2001.
  • MARINO, Eduardo. Manual de avaliação de projetos sociais. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

Docente da disciplina

Profa. Me. Taciana Bertholino

Doutoranda (2018-Atual) do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Franca/SP. Mestre (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Franca/SP. Especialista (2003) em Serviço Social, pelo Programa de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Graduação (2001) em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Franca/SP. Experiência como assistente social nas seguintes Instituições: Hospital da Clínicas das UNICAMP (2002-2003), Hospital do Câncer de Barretos (2003-2005), Supervisora do Serviço Social (2008-atual) na Associação Brasileira de Assistência as Pessoas com Câncer (ABRAPEC) e Docente (2012-atual) no curso de Serviço Social do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Membro do grupo QUAVISS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política de Saúde e Serviço Social da UNESP. Estuda os seguintes temas: Serviço Social, Política de Saúde, cuidados paliativos domiciliares e atuação do Serviço Social nos cuidados paliativos. https://orcid.org/0000-0001-7303-8817

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Temas das aulas

  1. Definição de Projeto e seu objetivo
  2. Elucidação da situação problema – identificação do objeto
  3. Estrutura de um Projeto: introdução com justificativa, objetivo geral e específicos, metodologia, cronograma, monitoramento e avaliação
  4. Captação de Recursos e Financiamento de um Projeto após sua aprovação
  5. Introdução básica para Prestação de Contas do Projeto
Indicador social do projeto a ser construído: resultados (quantitativo e qualitativo)

Ementa

Nesta disciplina serão apresentados indicadores sociais de projetos que podem auxiliar na forma de gerenciamento, assim como as principais metodologias e práticas que ajudam a potencializar as chances e os resultados de um projeto bem-sucedido. Os indicadores funcionam como fotografias de projetos e ajudam os seus usuários a entender como ele está em determinado momento, assim como reconhecer suas tendências futuras.

Metodologia

Aulas expositivas on-line e leitura de textos

Bibliografia Básica

Docente da disciplina

Profa. Dra. Natália Diniz

Doutorado e Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2017 e 2011), graduação em Administração (2008) e Matemática (2009) pelo Centro Universitário de Franca. Atualmente é professora da FEARP/USP na graduação, além de atuar em diversas instituições no ensino de pós graduação. Tem experiência na área de Administração e Contabilidade atuando principalmente nas áreas de Métodos Quantitativos, Finanças e Contabilidade Financeira.

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Temas das aulas

  1. Porque avaliar Projetos Sociais? Quem deve avaliar?
  2. O que são e para que servem indicadores em projetos sociais?
  3. Métodos de avaliação para projetos sociais, ângulos para se avaliar (eficiência, eficácia, efetividade e impacto)
  4. Ferramentas de estatística descritiva para a análise de dados dos projetos e qual é a combinação adequada entre as técnicas quanti e qualitativas.
  5. Análise dos resultados alcançados e características de um bom sistema de indicadores para uma boa apresentação dos resultados para comunidade envolvida.
Gestão estratégica e monitoramento de resultados

Ementa

Nesta disciplina o aluno vai aprender de forma completa e detalhada como desenvolver a gestão completa de uma empresa do 3º setor começando pela motivação, desenvolvimento e engajamento das pessoas para posteriormente desenvolvermos o planejamento e a gestão dos principais processos necessários.

Metodologia

Utilizaremos de casos práticos e dinâmicas individuais e em equipe para o desenvolvimento da reflexão e do aprendizado aplicado

Bibliografia Básica

  • CAMARGO, Mariângela Franco et al. Gestão do Terceiro Setor no Brasil: Estratégias de captação de recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Futura, 2001.
  • DRUCKER, Peter Ferdinand. Administração de organizações sem fins lucrativos: princípios e práticas. Tradução: Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Pioneira, 1994.
  • HUDSON, Mike. Administrando Organizações do Terceiro Setor: o Desafio de Administrar sem Receita. Tradução: James F. Sunderland Cook; revisão técnica: Luís Carlos Merege. São Paulo: MAKRON Books, 1999.

Docente da disciplina

Prof. Espec. Fernando Italiani

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1995) e especialização em administração de marketing pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1998). Atualmente é marketing do Instituto de Pós-Graduação e Graduação e Diretor do Instituto Identidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

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Temas das aulas

  1. A liderança adequada para conquistar resultados no 3º Setor
  2. Como motivar e desenvolver pessoas
  3. Conquistando produtividade e performance com a equipe
  4. Gestão de processos
  5. Planejamento: Análise do cenário, definição de objetivos e plano de ações
  6. Indicadores de resultados
  7. Ferramentas de controle
A prestação de contas referente todo desenvolvimento do projeto social

Ementa

Nesta disciplina o aluno deverá compreender os termos da prestação de contas das verbas recebidas de entes governamentais das diversas esferas de governo, especialmente a partir do marco regulatório do Terceiro Setor que instituiu normas gerais para as parcerias celebradas.

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas

Bibliografia Básica

  • DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na Administração Pública. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
  • BRASIL. Lei n. 13.019, de 31 de julho de 2014. Estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.

Docente da disciplina

Prof. Me. Rogério Antônio da Silva

Mestre em EDUCAÇÃO, graduado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto, especialista em GERÊNCIA DE CIDADES, FINANÇAS EMPRESARIAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Atualmente é professor do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, lecionando as disciplinas de CONTABILIDADE PÚBLICA e CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR e PERÍCIA NO SETOR PÚBLICO. Contador de Autarquia Municipal de Ribeirão Preto e consultor na área pública. Membro do Conselho Fiscal do Instituto Previdenciário de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Finanças, Contabilidade Pública e relacionamentos com o Terceiro Setor. Pesquisa sobre o currículo de Ciências Contábeis e a disciplina de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, bem como as políticas educacionais do ensino superior.

Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1732482252111441

Temas das aulas

  1. O que traz a legislação sobre a prestação de contas.
  2. Ferramentas para organizar a prestação de contas.
  3. A quem destina os resultados da prestação de contas.
  4. Articulação com a rede pública e privada para parcerias.
  5. A transparência das parcerias: uma exigência legal.